terça-feira, 8 de setembro de 2015

Precisamos falar do Nosso LIXO - João Pessoa/PB



Há algum tempo que é crescente a preocupação com o descarte adequado de resíduos e colaboração em projetos educacionais que busquem conscientizar sobre a necessidade de separação do lixo.

A preocupação parece não ser suficiente diante do quanto se agrava a situação em que temos nos atolado. De acordo com levantamento publicado pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE), a produção de lixo no Brasil aumentou incríveis 29% no período de 11 anos (de 2003 a 2014). Segundo a publicação, cerca de 35% dos municípios não têm qualquer iniciativa para coleta seletiva. 



Separação de lixo doméstico é mais simples. Fonte: http://www.blogdolixo.com.br

Reconheço que até alguns anos atrás, não havia qualquer tipo de tratamento de lixo em nossa casa. Mas há algum tempo, buscamos reaproveitar e separar resíduos domésticos em secos (papel, vidro, metal, plástico, ...) e úmidos (restos de comida, papel higiênico, fralda, absorvente...). O reuso vem na forma de embalagens que servem a novos propósitos e compostagem de material orgânico.

TENDÊNCIA: reuso de latas de leite e potes de papinha em decoração de festa.


Para tanto, aqui em João Pessoa, além do calendário de coleta domiciliar para o que não é reciclável, a prefeitura dispõe ainda de 5 postos para Coleta Seletiva nos bairros Cabo Branco, Bessa, 13 de Maio, Jardim Cidade Universitária e Mangabeira. Além disso, foram disponibilizados canais de comunicação, postos de coleta de lixo eletrônico (apenas na orla) e campanhas educativas.


Numa primeira análise, podemos observar que mesmo com diferentes serviços, João Pessoa carece de uma Gestão de Resíduos mais ampla, condizente com o porte da cidade e que inclua:
  • Postos de coleta seletiva em regiões periféricas de forma mais acessível à população de baixa renda;
  • Campanhas educativas permanentes em escolas, unidades de saúde e junto às comunidades ribeirinhas (Rios Jaguaribe, Gramame e outros vivem em sufoco nos períodos chuvosos devido ao acúmulo de lixo);
  • Expansão de serviços em parceria às prefeituras da região metropolitana de João Pessoa;
  • Monitoramento pró-ativo de propriedades sem ocupação (públicas e privadas).
Essas são apenas algumas das primeiras ações para a preservação do meio ambiente, economia de recursos naturais e geração de renda para catadores. Boas ideias para esse mesmo objetivo estão espalhadas por aí, tais como substituição de fraldas descartáveis por fraldas de pano ecológicas, de absorventes por coletores menstruais... Conta pra gente as que você conhece!

Gestão de Resíduos envolve muito além da Coleta Seletiva. Fonte: http://www.limaoenada.com.br/





Nenhum comentário: