sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Instalações no Ubuntu 12.04


Finalmente aboli o uso do Windows, pelo menos no meu ambiente de trabalho. Nada contra a Microsoft, mas as instabilidades e problemas de desempenho com vários aplicativos, como o eclipse, svn, acesso a VMs... dentre outros, me fizeram chutar o pau da barraca.


Daí, eu que utilizava Ubuntu há um tempão e tinha abandonado, nem me lembro em que versão mais, retorno à versão 12.04 como o regresso do filho pródigo. Desempenho absurdamente melhor, estabilidade total, e me questiono porque cargas d'água eu havia feito essa burrice de mudança do SO. Aí, quando começo a instalar e configurar alguns software, lembrei que foi por preguiça. Para ter domínio do que realmente se está fazendo, é preciso pegar dicas para deixar as coisas rodando redondo. Por exemplo:

- o plugin do java tava dando peba com algumas páginas, mas na página de teste da sun dizia que tava tudo lindo. Aí me aventei, fucei pra cá pra lá... então descobri que nessa versão do ubuntu, devido a um problema de licença, o Oracle JDK foi removido do repositório oficial. Então é necessário incluir repositório "não oficial" pra obter o java 7. Segui os passos digitando num terminal:

$ sudo apt-get purge openjdk*
$ sudo add-apt-repository ppa:webupd8team/java && sudo apt-get update
$ sudo apt-get install oracle-jdk7-installer
 


E prontinho! Resolvido! Complicado? Nem um pouco!!

OBS: dicas extraídas daqui e dali.

- no Oracle SQL Developer, quando adicionava conexões, apresentava erro 'ora 01882 timezone region not found'. Algumas buscas e txum: era só adicionar a linha abaixo ao arquivo sqldeveloper.conf localizado em sqldeveloper/sqldeveloper/bin

AddVMOption -Duser.timezone=”-03:00″

OBS: no caso, -03:00 é o timezone dos bancos que eu pretendia acessar (obtido através da query select sessiontimezone from dual;)

Enfim, com um pouquinho de paciência [inicial] e curiosidade a vida pode ser muito mais colorida e tranquila trabalhando no ubuntu. ;)




Nenhum comentário: