sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Curso para gestantes e espaço de Kayla

No último sábado, fiz o curso "bebê a bordo" promovido pelo BCU João Pessoa, numa tarde bem agradável e com informações valiosas.


Cheguei um pouquinho atrasada, mas há tempo de assistir às orientações da pediatra Carmem Dolores. Ela esclareceu dúvidas típicas de mães noviças como eu. Por exemplo:

--> apesar da utilidade e versatilidade das fraldas descartáveis, os benefícios são apenas para as mamães. Há alguns dias que já vinha discutindo por e-mail com amigas também gravidinhas sobre o desconforto que é para os bebês, com a pele toda sensível ter de passar o dia abafando seus pompons. Ellen encaminhou relato de uma mamãe recomendando o uso de fraldas de pano reutilizáveis como  essas aqui, que apesar do preço ainda um pouco elevado findavam sendo mais econômicas e um alívio para nossos pequenos. A dra. reforçou isso, dizendo que sempre pedia para que as mães deixassem seus bebês utilizando fraldinhas de pano pelo menos durante o turno da manhã. Apesar do trabalho, vou tentar seguir o conselho e também já ter algumas dessas reutilizáveis para que Kayla não fique com pele irritadinha ou chegue a desenvolver algum tipo de dermatite. Evitar chupeta também foi outra dica preciosa! A necessidade de sucção pode ser provida completamente pela mamada...

--> cólica, espirros e tosse são manifestações normais e não motivo para entrar em desespero ou correr pra ligar pra pediatra. Tenho aversão a medicamentos, só tomo comprimido quando não tem mais jeito, e ouvir uma profissional de saúde apresentar várias alternativas antes de partir para a medicação, me deixaram muito feliz. Segundo ela, primeira coisa em caso de cólica é um banhinho com temperatura agradável, a seguir o uso de compressa seca (aquelas com um paninho aquecido no ferro, morninho) sobre o abdomen do baby, ou ainda colocá-lo deitadinho sobre a barriga da mamãe (aproveitando o aquecimento dos corpos), para só daí partir para os tais remedinhos de cólica. Tem gente que já acrescenta os mesmos no enxoval, eu me recuso! Se for absurdamente necessário, é lógico que não deixarei Kayla sofrer... Assim como espirros e tosse (sem secreção) nos primeiros dias são típicos.

Dicas como essas e tantas outras, como a preservação do cordão umbilical (muito interessante!), exercícios e correções posturais para evitar as dores, além do sorteio de brindes (ganhei um sling lindão da Slings Bebê Canguru que vai fazer com que minha neguinha fique toda protegida enquanto faço outras atividades!), interação com outras mamães, lanchinho delícia ... fizeram dessa tarde um momento todo especial.

Parabéns aos envolvidos pela organização! Fica a dica para as mammys interessadas em aprender e compartilhar a experiência.



Nenhum comentário: