quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Renovando as energias - 2012

Um ano novo se inicia e parece que temos a chance de um recomeço. Fatigada com os resquícios do ano que passou, tive prazerosos 15 dias de usufruto das férias justo durante as semanas das festas de Natal e Reveillon. Aproveitei para preparar a casa, dispensar o que é inútil, enfeitar cantinhos, liberar espaço para que os bons fluídos corram pela casa... Ai que delícia!

Natal foi com a família, em casas de painho e tia Célia, todos reunidos, muitas conversas colocadas em dia, ceia compartilhada, mimos trocados...  Melhor ainda quando resolvemos fazer a passagem para 2012 em nosso lar. Quando Milorde e eu pensamos em qual lugar se encaixaria nas condições: conforto, despreocupação, sem trânsito, ingerir álcool sem precisar dirigir... enfim, só nossa casinha. Os amigos Kiko e Kati, Jô e Xexéu se juntaram a nós e tivemos uma noite divertidíssima. Com direito a comes, bebes, games, música, até jogo de luzes (essas e o sonzão graças a generosidade de Denise e Tiago.. thanks!).

O que mais eu poderia querer? Um reencontro com a amiga Vivi (maravilha), um alô a tantos outros amigos e queridos, notícias dos que viajaram... tudo perfeito!!!

Todo esse estado de espírito pode ser descrito por texto compartilhado por tia Nena:

"Cortar o tempo

Quem teve a idéia de cortar o tempo em fatias,
a que se deu o nome de ano,
foi um indivíduo genial.

Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão.

Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos.
Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez, com outro número e outra vontade de acreditar que daqui pra diante vai ser diferente."
Carlos Drummond de Andrade


Dentre tantas metas que registrei pra esse ano, uma delas é resgatar a capacidade de se indignar com as injustiças e sair do estado de letargia indivualista em que me afundei nos últimos dois anos. Assim, nada como partilhar e propagar um manifesto que nem deveria ser necessário caso aqueles a quem demos a confiança de legislar fossem um pouco mais coerentes:


Manifesto




Lei de Reforma do Congresso de 2012

(emenda da Constituição do Brasil)


1. O congressista receberá salário somente durante o mandato. E não terá direito a aposentadoria diferenciada, em decorrência do mandato.


2. O Congresso contribui para o INSS. Todo o fundo (passado, presente e futuro) atual no fundo de aposentadoria do Congresso passará para o regime do INSS, imediatamente. O Congressista participa dos benefícios dentro do regime do INSS, exatamente como todos outros brasileiros. O fundo de aposentadoria não pode ser usado para qualquer outra finalidade.


3. Congressista deve pagar para seu plano de aposentadoria, assim como todos os brasileiros.


4. Congresso deixa de votar seu próprio aumento de salário, que será objeto de plebiscito.


5. Congressista perde seu seguro atual de saúde e participa do mesmo sistema de saúde como o povo brasileiro.


6. Congressista está sujeito às mesmas leis que o povo brasileiro.


7. Servir no Congresso é uma honra, não uma carreira.

Parlamentares devem servir os seus termos (não mais de dois), depois ir para casa e procurar emprego. Ex-congressista não pode ser um lobista.


8. Todos os votos serão obrigatoriamente abertos permitindo que os eleitores fiscalizem o real desempenho dos congressistas.


A hora para esta emenda na Constituição é AGORA.

É ASSIM QUE VOCÊ PODE CONSERTAR O CONGRESSO.


Nenhum comentário: