terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Ontology Summit 2012: Evento Virtual c/ alguns dos principais nomes da comunidade internacional e Gratuito!



Atualmente está em andamento um dos eventos mais importantes e interessantes das áreas de Ontologias e Tecnologias Semânticas. O evento chamado “Ontology Summit” tem duração de três meses e é composto de vários painéis virtuais com especialista da área (transmitidos via um conference call system com sincronização de slides) e por discussões intensas da comunidade Ontolog (http://ontolog.cim3.net/- maior comunidade internacional da área de ontologias de ontologias com cerca de 2000 participantes). O evento culmina com uma sessão presencial no NIST nos estados unidos (marcada para abril deste ano) e com a redação coletiva de um Communique que é publicado no Applied Ontology Journal. Todas as seções do evento são gravadas e o conjunto áudio + slides deck + chat transcripts estão sempre disponíveis (a proporção de consumo offline desse material é de 500:1!).

Importante:
a)       - todo o material está disponível em http://ontolog.cim3.net/cgi-bin/wiki.pl?OntologySummit2012
b)       - a participação nas sessões, no fórum e o acesso ao material é aberto e completamente gratuito.

Para se ter uma idéia da importância e relevância desse evento, o SIRI (atualmente famosa aplicação do iPHONE) foi apresentada pela primeira vez no Ontology Summit em 2010. O titulo era “SIRI: An Ontology-Based Application for the Masses ”. Um outro exemplo é o WATSON (sistema intelligente da IBM que venceu o jogo de triva Jeopardy!...) que foi apresentado anteriormente no Ontology Summit. Por fim, um dos organizadores do evento nesse ano é George Strawn (diretor do National Coordination Office que controla as várias agências de TI do governo americano e apontado diretamente por Barack Obama).

O tema desse ano é Ontology for Big Systems. Nessas sessões estão sendo discutidos vários tópicos interessantes sobre Ontologia de Sistemas (incluindo Sistemas Socio-Tecnicos), Ontologias de Componentes de Sistemas, Interoperabilidade Semantica, Federação de Linguagens, Big Data etc...

Eu tive a honra de participar como convidado em um dos painéis na sessão virtual discutindo os tópicos de Modelagem Conceitual baseada em Ontologias, Interoperabilidade Semântica e Federação de Linguagens (disponível em http://ontolog.cim3.net/cgi-bin/wiki.pl?ConferenceCall_2012_01_26) e fiquei muito impressionado com a qualidade da discussão.

Por favor, divulguem para pesquisadores e estudantes da área. É um evento que discute o futuro da área, conduzido essencialmente de maneira virtual, com participantes de excelente qualidade da academia, indústria e governo e completamente gratuito! O que está faltando lá é uma maior participação da excelente pesquisa na área sendo feita no Brasil. Portanto, participem!  
Abraços,

Giancarlo Guizzardi
Núcleo de Estudos em Modelagem Conceitual e Ontologias (NEMO)
Universidade Federal do Espirito Santo (UFES)

Nenhum comentário: