domingo, 24 de julho de 2011

TRANSFORME O DIA DE ALGUEM (ou 10 formas de fazer uma pessoa feliz)

Durante a saga dos últimos anos passei por vários momentos 'fora de órbita', sabe aqueles momentos em que você parece estar lá mas, simplesmente, não está! Não é por mal, por indiferença, por desrespeito ou qualquer dessas 'ruindades' voluntárias. Aconteceu porque todo o meu raciocínio esteve tão voltado para resolver tantas questões associadas às pesquisas, que me exigiu mais concentração do que deveria... por causa disso, [infelizmente] esqueci-me de tudo e todos!

Mas, num desses 'dias de morada' na biblioteca central da UFPB, um senhor de cerca de 80 anos me abordou à mesa de estudos e se pôs a falar de um antigo livro que estava em suas frágeis mãos. Ele falava com paixão, contava uma parte da história paraibana que eu nunca tinha ouvido a respeito. De repente, em meio ao seu discurso eu divaguei... fui ao longe, passaram tantas coisas na minha mente que foi humanamente impossível mantê-las gravadas. No meu retorno, só tive tempo de escutá-lo dizer "... apenas pensei que algumas palavras a deixariam melhor. Acertei?!" Sorriu para mim e saiu. Fiquei tão envergonhada de ter perdido parte das reflexões daquele sábio homem que, noutro dia, eu soube ser o autor do livro que tinha em posse. E num pequeno gesto de gentileza fez-me voltar a lembrar que para uma VIDA feliz, simples atitudes como essas são suficientes. Coletei outras dicas para transformar o dia de alguém:

  1. Sorria para um estranho
  2. Diga "Muito Obrigado(a)!" de coração
  3. Dê abraços fortes
  4. Pague a passagem de ônibus da pessoa após você (ou o ticket de estacionamento do carro seguinte)
  5. Apenas ouça
  6. Desculpe-se por erros do passado
  7. Dê flores para a recepcionista, pessoal de serviços gerais, porteiro, florista... apenas pra mostrar que você aprecia seus serviços
  8. Convide uma pessoa sem-teto para almoçar com você
  9. Envie [breves] mensagens aos amigos (vale SMS, email, uma ligação... )
  10. Distribua chocolates e doces para amigos, colegas de trabalho... sem qualquer motivo especial.
  11. Passe algum tempo com alguém de outra geração
  12. Sorria ao atender o telefone
...

Então pensei porque não fazermos dos gestos mais simples, a transformação do dia de alguém? Porque não temos tempo? ou falta de dinheiro? Por orgulho? Arrogância? Não acredito que causas como essas sejam justificativa. Então vamos fazer do nosso projeto de vida trazer felicidade pra vida alheia e, assim sim, conseguiremos 'conquistar o mundo' [como diria o cérebro;)].

Nenhum comentário: