sexta-feira, 8 de julho de 2011

A partir do segundo semestre de 2011, todo o Brasil estará preparado para receber o sinal digital

Na última reunião do Conselho Deliberativo do Fórum SBTVD, no início de maio, o Superintendente de Serviços de Comunicação de Massa da Anatel, Ara Apkar Minassian, anunciou que até o final de julho, estará concluído o planejamento para a alocação de canais digitais, em atendimento ao disposto no Decreto nº 5.820, de 29 de junho de 2006.
Esse planejamento, que serve de base para a outorga dos canais, é dinâmico e é continuamente revisto e aperfeiçoado pela Anatel, à medida que vão sendo concedidas novas outorgas e identificadas novas demandas, em busca sempre da melhor alocação entre canais analógicos e digitais. “Este é mais um marco de sucesso na implantação da TV digital no Brasil. Nosso cronograma está adiantado em um ano. Nenhum outro país conseguiu um feito assim. E no nosso caso, não podemos esquecer que o Brasil tem dimensões continentais”, avalia o superintendente.
Digital e analógico – A Anatel tem trabalhado na administração racional e eficiente do espectro radioelétrico, de forma a permitir a convivência entre canais digitais e analógicos, livre de interferências, durante o período de transição entre as tecnologias, em observância ao que foi estabelecido pela Portaria n.º 652, de 10 de outubro de 2006 e pela Portaria n.º 276, de 29 de março de 2010, ambas do Ministério das Comunicações.
A expectativa é que a cobertura da Televisão Digital Terrestre no Brasil seja igual ou superior à cobertura da Televisão Analógica atual, antes de 2016, ano em que está previsto o fim das transmissões analógicas. Assim, o objetivo é parear aproximadamente 6300 canais analógicos outorgados, e que atendem 2.200 municípios. Hoje o Plano Básico de Televisão Digital (PBTVD) já conta com 4000 canais, o que permite o alcance de mais de 1000 municípios brasileiros.
Cumprindo o cronograma previsto, já foram finalizadas todas as Consultas Públicas para receber propostas de alterações dos planos básicos de TV Digital (PBTVD) para todas as capitais brasileiras e estão sendo concluídas até julho as Consultas para o interior do Brasil, quando a Agência encerrará este ciclo de estudos e planejamento para a disponibilização de canais de TV Digital em todos os municípios brasileiros.
Minassian atribui o sucesso na elaboração do planejamento de outorgas de canais digitais ao modelo adotado, que envolveu nas discussões as emissoras das localidades estudadas, o que facilitou as análises das consultas públicas realizadas. Os trabalhos do presente ciclo foram iniciados em 2007 pelas regiões mais populosas, principais capitais e regiões metropolitanas do país, sendo posteriormente direcionado para os demais municípios, na fase da interiorização da TV digital.

Os dados sobre o andamento da implantação da TV digital podem ser consultados no portal da Anatel na internet (www.anatel.gov.br), clicando em seguida Radiodifusão, Televisão Digital, selecionando após a opção Emissoras em operação e População alcançada onde são disponibilizados gráficos, tabelas e mapas, com o objetivo de mostrar à sociedade a evolução da digitalização no país.

Fonte: Site Oficial da TV Digital Brasileira

Nenhum comentário: