terça-feira, 2 de junho de 2015

Junho das chuvas, dos Santos e do forró



Todo tempo quanto houver pra mim é pouco 
Pra dançar com meu benzinho numa sala de reboco ♪


 ... nem percebemos e já chegamos ao mês de Junho, quando as chuvas caem de verdade no Nordeste brasileiro e trazem junto as festividades mais aguardadas da região. Essas são celebradas, principalmente, nas datas de Santo Antônio (13), São João (24) e São Pedro (29). 


Pirâmide do Parque do Povo Campina Grande/PB. Fonte: Rafael Melo/G1


As tradições incluem fogueiras, trajes típicos, deliciosas comidas de milho (a exemplo da pamonha, canjica e bolo), fogos de artifício, bandeirolas coloridas, animadas quadrilhas (dança que, normalmente, encena o casamento na roça mas tem ampliado a temática nas competições mais modernas) e brincadeiras populares, tais como o pau de sebo, pescaria e correio elegante.


Tradicional Casamento na Roça. Fonte: MaisPB


Interpretação de Temas pelas Quadrilhas Juninas. Fonte: Rafael Passo/PMJP


Sanfona, triângulo e zabumba são os instrumentos que dão o tom do arrasta-pé. Sendo o forró, o baião, o xaxado e o xote os ritmos que embalam a festa, com destaque para a música de Luiz Gonzaga.

Colorido dos Trajes e Decoração Encantam nas Festas Juninas. Fonte: Rafael Passo/PMJP

É um período ímpar para o povo nordestino, em que a forte cultura é destaque na agenda de eventos que atraem turistas por diversos roteiros. Abaixo, cito alguns mais populares para ajudar aqueles que ainda não se decidiram:


  • O Maior São João do Mundo


Título concedido ao São João de Campina Grande, na Paraíba, se estende por 30 dias com atrações diversas, como corridas, exposições, casamento coletivo, trem de forró até a cidade de Galante e shows abertos ou em casas particulares.

A programação deste ano concentra-se entre os dias 05 de junho e 05 de julho.

  • A Capital do Forró


Desde o fim de maio os festejos da cidade de Caruaru no agreste pernambucano homenageiam figuras ilustres do estado. Há festival gastronômico e espetáculos distribuídos nos pólos até a festa de São Pedro.


  • São João no Brejo Paraibano


Apesar do clima mais frio, as cidades de Bananeiras e Solânea no brejo paraibano, concentram milhares de forrozeiros. Prioriza o forró pé-de-serra e costumes familiares.

  • São João na Bahia


Durante os dias de São João, também há calendário de festas nas cidades do interior da Bahia.


  • São João Alternativo


Quem não abre mão da tradição junina mas aprecia outros gêneros musicais também tem seu espaço reservado na terceira edição do São João Alternativo de Patos, na Paraíba.



E, você, já tem destino durante as festas juninas? Compartilha com a gente!



Alavantú! Anarriê! Balancêeee! Fonte: Rafael Passos/Secom-JP

Nenhum comentário: