quinta-feira, 17 de junho de 2010

Esporte interativo na TV proporciona novos modelos de publicidade

Tenho 'caraminholado' bastante sobre os rumos da minha dissertação e o mote inicial de desenvolver soluções para aplicações esportivas de TVDI me levaram ao mundo ubíquo da computação ciente de contexto. E nesse imersão em tantas novidades, senti uma forte necessidade em fazer alguns resumos que me ajudassem a organizar o raciocínio.

O Sistema Brasileiro de TV Digital teve a padronização de sua tecnologia definida nos últimos meses, com o lançamento da norma Ginga-J. Desta, minhas pesquisas se resumiram aos artigos de mais destaque sobre a arquitetura do middleware Ginga, detalhes sobre as funcionalidades de alguns módulos do Ginga-CC e o desenvolvimento de algumas aplicações em NCL e Lua (essa ainda engatinhando). Estou tentando desenvolver uma aplicação esportiva que eu já tinha desenvolvido em NCL nas apis do Ginga-J para testá-la no openginga mas, até agora, meus esforços foram em vão.

Na definição de alguns cenários de aplicações esportivas interativas para TV, chamou-me a atenção a maior necessidade em facilitar a experiência de interatividade do usuário e agregar novos modelos publicitários às aplicações de forma não intrusiva. Foi assim que despertei a atenção para a computação ciente de contexto. Muitas pesquisas do pessoal de IHM, IA e ES têm sido empreendidas nessa área.

A idéia de que os usuários tenham acesso a múltiplas fontes de conteúdo e diferentes métodos de seleção dos mesmos (como na web) são as principais questões que pretendo abordar. Porém, apesar dessas ações já serem consolidadas na internet, na TV uma série de mudanças serão necessárias.

Nos próximos posts, procurarei explicar melhor os requisitos para tais transformações e apresentar algumas novas possibilidades em explorar a publicidade interativa no domínio das aplicações que venho desenvolvendo.

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