quarta-feira, 6 de maio de 2009

Confissões escabrosas?! Fogo ateado contra o próprio carro do MST? ... hum... Caraminholas caraminho...

Email recebido hoje sobre fatos de desapropriação do MST na Paraíba:


Sem Terra permanecem presos e conflitos intensificam na Paraíba

Na tarde de hoje (05/05), os dois Trabalhadores Rurais Sem Terra presos e torturados durante despejo ilegal ocorrido na madrugada do último sábado, foram transferidos para o Presídio Monte Santo em Campina Grande. A juíza Adriana Maranhão Silva, do Fórum de Poçinhos, decretou a prisão preventiva dos trabalhadores.

Na segunda-feira, os advogados do MST solicitaram a Juíza Adriana Maranhão a liberdade provisória dos Sem Terra, mas até o momento ela e nem a promotora da cidade se pronunciaram sobre o pedido.Agora os advogados estão entrando com o pedido de habes corpus.

As 150 famílias acampadas em frente à delegacia de Poçinhos, seguiram em marcha, no inicio da tarde de hoje, para a praça central da cidade. Policiais armados realizam constantes ameaças e intimidações aos Sem Terra mobilizados.

Em entrevista a imprensa o secretaria de Segurança e Defesa Social da Paraíba, Gustavo Ferraz Gominho, declarou que o despejo foi realizado dentro da legalidade e a PM “nada fez além de cumprir o seu dever”. Mas questionamos qual legalidade é está, que realiza despejo as três da madrugada do sábado, sem autorização judicial e realizando tortura sobre os trabalhadores que lutam por um pedaço de terra, no qual a mando da proprietária fogo é colocado sobre os barracos e tiros são lançados sobre a famílias. Será dever da PM torturar e violentar trabalhadores?

A Fazenda Cabeça de Boi, já foi declarada para fins de Reforma Agrária através do decreto presidencial de 4 de dezembro de 2008. Diferente do alegado pela proprietária, a fazenda não é reserva ambiental e segundo vistoria do Incra é totalmente improdutiva.

Esclarecimentos sobre os fatos ocorridos na madrugada de sábado (02/05)

1 - Na sexta-feira (01/05) 60 famílias ocuparam a Fazenda Cabeça de Boi no município de Poçinhos, área com 700 hectares improdutivos e de propriedade de Maria do Rosário Rocha. Essa propriedade já foi declarada apta para a desapropriação, mas a proprietária não aceita o valor da indenização.

2 - No momento em que as famílias estavam montando os barracos, pistoleiros e possíveis policiais sem farda começaram a rondar o acampamento e lançar tiro contra as famílias. Nesse momento o carro Fiat Palio, ano 2003, que servia de apoio ao movimento foi queimado pelos pistoleiros. Diferente do publicado pela imprensa, o carro não foi incendiado pelos acampados, mas pelos pistoleiros. O fogo colocado pelos pistoleiros feriu varias pessoas que estavam construindo seus barracos.

3 – Por volta das 3 horas da madrugada do sábado, a polícia militar fardada, sob o comando do Tenente Jonat Midore Ysak, cerca o acampamento e exige que os Sem Terra desocupem a propriedade. Além de o horário ser indevido para a realização de despejo, os policiais não levou mandado de reintegração de posse, assim sendo um despejo ilegal e sem autorização judicial.

4 - Durante o despejo das famílias, sete acampados são presos e levados para uma casa onde são violentados. Dentro dessa casa, querosene é colocado sob os sete Sem Terra, um deles encontrasse com uma queimadura de terceiro grau no braço.

5 - Depois os trabalhadores presos são levados para a delegacia de Poçinhos, onde dois ainda permanecem presos e cinco foram liberados após muitas agressões. No sábado por volta das 22 horas, os dois presos realizaram corpo de delito apresentando varias marcas no corpo, um deles apresenta fratura na costela. Os outros cinco irão fazer corpo de delito nessa segunda-feira, eles apresentam vários indícios de agressões físicas.

6 - Cinco Sem Terra ainda encontram-se desaparecidos.

Os conflitos no campo intensificaram nesse ano de 2009, onde varias ações de pistoleiros contratados pelos fazendeiros vem ameaçando as famílias Sem Terra que vivem embaixo da lona preta lutando por um pedaço de terra para produzir alimentos.

Movimento dos Sem Terra – MST/PB

Contato: Paulo Sergio (83) 9158 8821 – Coordenação do MST

______________________________
___

Neto Barbosa
Setor de Comunicação do MST/PB
Email: netopb@mst.org.br
Fone: (83)91354356


REFORMA AGRÁRIA: POR JUSTIÇA SOCIAL E SOBERANIA POPULAR!


Leia o que saiu na mídia:

Correio da Paraíba
O Norte
WSCOM
Paraiba1

3 comentários:

Luiza Iolanda Cortez disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luiza Iolanda Cortez disse...

Bom blog, Fabiana!
Tudo bem contigo?
Abraço,

Iolanda ( lembra de mim, né? ;) )

Luiza Iolanda Cortez disse...

Tenho me aventurado em blogs também... exclui o do blogspot, e agora estou com esse: http://graveseagudos.blogsome.com/
se puder, dá uma passada por lá. =]
Abraço!